O Pix está chegando para revolucionar as transações financeiras no Brasil com pagamentos instantâneos direto da conta de pagadores para a dos recebedores. A Consistem já está se preparando para lhe ajudar a aproveitar todos os benefícios do Pix. Descubra como esse sistema pode impulsionar os seus negócios.

O que é o Pix?
É um sistema criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para pagamentos e transferências eletrônicas instantâneas. Isso significa que a liquidação é imediata, em alguns segundos os valores saem da conta do pagador e chegam à conta do recebedor, independentemente dos bancos envolvidos, do dia ou do horário da transação. Será possível enviar e receber pagamentos em tempo real, inclusive nos fins de semana e nos feriados.
O que é uma chave Pix?
É uma maneira de facilitar a identificação de pagadores e recebedores. A chave vai funcionar como se fosse um “apelido” de uma conta bancária. Pode ser o número do telefone, CNPJ, e-mail ou um código aleatório gerado pelo Banco Central. Dessa forma, não será preciso informar banco, agência ou conta, apenas a chave que já terá todos esses dados associados. Entre em contato com o seu banco para cadastrar as suas chaves.
Cronograma do Pix
Fevereiro
Anúncio do Pix pelo Banco Central
Junho
Testes com instituições bancárias
5 de outubro
Início do cadastro de chaves Pix
3 de novembro
Operação restrita para homologação
16 de novembro
Lançamento do Pix para uso público
Últimas notícias

Como o Pix vai funcionar com o Consistem ERP?
As instituições bancárias ainda estão trabalhando nas interfaces de integração para sistemas de terceiros, como ERPs e CRMs. Contudo, a Consistem já iniciou o processo de análise e adequação ao Pix nas funcionalidades de operações financeiras.
As implementações são liberadas gradativamente, conforme testes de integrações e validações de segurança:
⚙️ Em desenvolvimento
- Testes de comunicação com as APIs;
- Liberação da geração de borderôs de títulos contendo as informações do Pix.
✔️ 14/12/2020 | Chave Pix nos dados bancários do fornecedor
Releases liberados
6.10.114
6.11.59
6.12.020 (pré-release)
✔️ 17/11/2020 | Chave Pix no cadastro de carteira
Releases liberados
6.10.107
6.11.052
6.12.13 (pré-release)
Saiba mais!
Quem pode usar o Pix?
Toda a população brasileira, seja pessoa física, jurídica ou ente governamental.
Quem oferecerá o Pix?
Bancos com mais de 500 mil contas ativas poderão oferecer esse tipo de serviço diretamente. Clientes indiretos poderão mediar transações entre os usuários finais utilizando os serviços dos bancos autorizados pelo Banco Central.
Como o Pix vai funcionar?
O Pix vai utilizar chaves identificadoras para cada conta bancária cadastrada. Numa transação Pix, o pagador só precisará informar a chave do recebedor. O banco vai validar a chave e identificar a conta associada para então efetuar a transferência e confirmar a transação para o pagador e para o recebedor. Tudo isso em alguns segundos.
Que tipos de transações poderão ser realizadas pelo Pix?
Qualquer transferência de valores monetários entre:
Pessoas e pessoas (P2P);
Pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico (P2B);
Empresas e empresas (B2B);
Pessoas, empresas e entes governamentais para pagamentos de taxas e impostos (P2G e B2G);
Governo e pessoas para pagamentos de salários e benefícios sociais (G2P);
Governo e empresas para convênios e serviços (G2B).
O que muda para as empresas?
O Pix trará uma revolução para a gestão financeira das empresas porque trabalha com disponibilidade imediata e operacionalização do próprio Banco Central. Como os valores caem na conta do vendedor em poucos segundos, haverá mais giro e otimização do fluxo de caixa. Outro diferencial é a economia com taxas de transferências, já que o Pix é 100% digital e pode, inclusive, ter custo zero em algumas transações. Tudo isso permitirá às empresas uma melhor análise das finanças, com informações rastreáveis e conciliação ágil.
Consistem Sistemas Ltda | Rua Henrique Nagel, 135 Água Verde – Jaraguá do Sul, SC