Em conformidade com a legislação vigente e com nossos valores de diversidade e equidade, tornamos público o Relatório de Igualdade Salarial (2024.2) gerado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento retrata dados de 2022, classificados pelos Grandes Grupos do Código Brasileiro de Ocupações (CBO).
Diversidade na Consistem
Desde sua criação, a Consistem busca garantir um ambiente saudável, respeitoso e igualitário para homens e mulheres, com uma política salarial baseada em habilidades, competências, desempenho e geração de valor e não em gênero, raça e/ou sexualidade. Nos últimos anos, o investimento em diversidade tornou-se ainda maior por a compreendermos não como uma obrigação legal, mas como um diferencial estratégico para uma empresa de tecnologia e inovação.
Nesse contexto, salientamos nossa preocupação com os ruídos que podem ser gerados pela metodologia adotada pelo MTE no Relatório de Igualdade Salarial, pois ele não retrata a realidade concreta das empresas brasileiras. O recorte apresentado pelo MTE está desatualizado (dados de 2022) e baseia-se apenas nos grandes grupos do CBO. Ou seja, desconsidera funções específicas, níveis de maturidade existentes, áreas de atuação, carreira, produtividade e níveis hierárquicos. O agrupamento coloca todas essas características na mesma análise. Com isso, não há, de fato, uma comparação salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função, fugindo do conceito previsto no artigo 461, §1º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nas diretrizes da Lei 14.611/23.
Em nossa análise interna, não identificamos discrepâncias salariais entre homens e mulheres com equivalência de função, perfil e histórico profissional. Não obstante, reforçamos o nosso compromisso com a diversidade e seguiremos com a promoção de ações para fortalecer a inclusão de mulheres no mercado de tecnologia da informação.